Entidades emitem nota de repúdio contra manifestações em Brasília

Milhares de pessoas invadiram a praça dos Três Poderes

09/01/2023 às 17:39 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entidades ligadas ao agronegócio divulgaram nesta segunda-feira (9) uma nota de repúdio contra as manifestações que aconteceram no último domingo (8) no Congresso Nacional, STF (Supremo Tribunal Federal) e no Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com a nota da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) não há outra maneira de manifestação admissível além daquela realizada pacificamente. Atos violentos são criminosos e devem ser punidos com todo o rigor da Lei.

Já a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) também por meio de nota afirmou que repudia as invasões e atos de vandalismo na praça dos três poderes.

A ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto) enfatizou que suas organizações associadas defendem o direito às manifestações, e à liberdade de expressão, próprios dos autênticos regimes democráticos.

Entenda o caso

Manifestantes invadiram a praça dos Três Poderes neste domingo (8) contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições no ano passado, onde concorreu no segundo turno com Jair Bolsonaro.  Os atos criminosos começaram após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, no centro de Brasília, que estava fechada, ter sido rompida.

Os manifestantes começaram as invasões pelo Congresso Nacional, ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram o vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa. Após a depredação no Congresso, os manifestantes golpistas invadiram o Palácio do Planalto, onde também subiram a rampa e conseguiram chegar até o terceiro andar, que abriga o gabinete do presidente da República. Em seguida, houve depredação no STF, onde foram quebrados vidros e móveis, arrancadas as cadeiras do plenário, em um cenário de destruição.

Confira as notas na íntegra:
 ABPA:

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) repudia veementemente os ataques e os atos de vandalismo ocorridos ontem (08), em Brasília (DF), contra as instituições que alicerçam nossa Democracia.

A ABPA, que representa a avicultura e a suinocultura do País, destaca a convicção de toda a agroindústria produtora de alimentos na preservação do Estado Democrático.

Não há outra maneira de manifestação admissível além daquela realizada pacificamente. Atos violentos são criminosos e devem ser punidos com todo o rigor da Lei.

FPA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) repudia as invasões e atos de vandalismo ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto ocorridos neste domingo (8), em Brasília.

A FPA como defensora do desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro e do país como um todo, assim como o setor, representado por suas entidades, não compactuam ou têm participação nos atos antidemocráticos acontecidos na Capital Federal.

O agro brasileiro, há muitos anos, é ator importante no desenvolvimento do Brasil e por levar comida de qualidade ao povo brasileiro e ao mundo, com responsabilidade ao papel que exerce.

Declarações que atribuam ao setor participação nos ataques são descabidas e não retratam a real importância do agro brasileiro para o país. A bancada é contra a grilagem, o desmatamento ilegal e o uso irrestrito de pesticidas em lavouras. Assim, é importante esclarecer que a FPA e os representantes do agro prezam pela democracia e se posicionam contra quaisquer atos que gerem prejuízos aos país.

Frente Parlamentar da Agropecuária

ABAG/RP
Nota de repúdio - Atos de vandalismo na Capital Federal
A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) repudia os atos de vandalismo contra as instalações do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto ocorridos ontem, domingo (08/01/23), em Brasília, DF.

A ABAG/RP e suas organizações associadas defendem o direito às manifestações, e à liberdade de expressão, próprios dos autênticos regimes democráticos, e não compactuam com os atos de invasão e destruição do patrimônio público ocorridos na Capital Federal.

O moderno agro brasileiro tem desempenhado papel imprescindível para o desenvolvimento do Brasil, gerando empregos, divisas, e contribuindo para a segurança alimentar brasileira e mundial, com sustentabilidade.

O momento requer equilíbrio e bom senso, não apenas da população brasileira, mas também das Instituições, para que a democracia se faça em sua dimensão mais ampla.

Ribeirão Preto, 09 de janeiro de 2023.

Com informações da assessoria e Agência Brasil